4º Festival Municipal da Juventude Rural de Urandi

Publicado em 11 de fevereiro de 2020.


O 4º Festival Municipal da Juventude Rural de Urandi será realizado nos dias 21 e 22 de março, em uma ação do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Urandi (STTR) em parceira com o Centro Universitário UniFG. O projeto espera a participação de quinhentos jovens trabalhadores e trabalhadoras rurais do município de Urandi e representantes da juventude de municípios filiados ao Polo Sindical da Região de Guanambi.

O objetivo principal do Festival é promover a discussão sobre os limites, desafios e possibilidades para a permanência dos jovens no campo. Levando em consideração a grande quantidade de jovens residentes do meio rural e as dificuldades enfrentadas pelos mesmos para permanecer no campo com qualidade de vida, o STTR de Urandi, através da Secretaria de Jovens e Adolescentes e da Comissão Municipal de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, tem se preocupado em desenvolver ações para debater a questão da juventude rural.

O 4º Festival será composto por ações articuladas por diversos setores, como o Balcão de Justiça e Cidadania (CEJUSC), um Estande Multidisciplinar de Saúde, além de concurso de música e poesia, campeonato masculino e feminino de futebol, e diversas ações culturais coordenadas pela Comissão de Cultura da UniFG.

Ao longo dos meses de novembro e dezembro de 2019 foram realizadas As Oficinas de Formação do 4º Festival Municipal da Juventude Rural de Urandi/BA, construídas em parceira com o STTR de Urandi com o objetivo de formar multiplicadores das comunidades rurais de Urandi. Os cursos de Medicina Veterinária e Nutrição da UniFG, bem como o Projeto AGESTAR e o Observatório UniFG, estiveram envolvidos nas oficinas.