Alunas de Medicina Veterinária publicam artigo no Brazilian Journal of Development

Publicado em 14 de maio de 2020.


As estudantes do curso de Medicina Veterinária da UniFG Soraia Correia Oliveira e Grace Kelly Santana de Andrade Filha, sob orientação da Profa. Juliana Mendonça Dos Santos Lopes, publicaram um artigo na edição 4 de 2020 do periódico Brazilian Journal of Development.

O trabalho publicado apresenta um apanhado de publicações sobre a utilização da Momordica charantia L., planta conhecida popularmente como Melão-de-são-caetano, no combate ao carrapato Rhipicephalus sanguineus de cães.

Os carrapatos são responsáveis por transmitir uma série de doenças a animais domésticos. Devido às desvantagens que os carrapaticidas industriais podem apresentar, tem se tornado comum o uso de produtos etnoveterinários, que utilizam de plantas para combater esses ectoparasitas. A pesquisa da equipe da UniFG apresenta ainda a proposta de testes laboratoriais e estudos mais aprofundados sobre o assunto.

Leia o artigo completo pelo link:

Uso da planta “melão-de-são-caetano’’ (momordica charantia l.) no combate ao carrapato (rhipicephalus sanguineus) de cães – revisão de literatura