background

UniFG na Comunidade

Atenção Farmacêutica


O Serviço de Atenção Farmacêutica tem como foco a provisão da terapia medicamentosa buscando alcançar resultados que contribuam para uma melhor qualidade de vida do usuário. Nesta prática, o profissional farmacêutico assume a responsabilidade de atender todas as necessidades farmacoterapêuticas do paciente.

Utiliza-se um processo sistemático e contínuo de tomada de decisão clínica, permitindo que o farmacêutico faça uma avaliação efetiva da farmacoterapia do paciente, realize intervenções e ofereça um serviço de qualidade.

Um dos seus principais objetivos é garantir que todos os medicamentos utilizados sejam realmente indicados, efetivos, seguros e convenientes para o paciente, detectando, prevenindo e resolvendo problemas relacionados ao uso dos medicamentos, promovendo o uso racional deles.

O serviço também tem como foco interagir com os demais profissionais de saúde, garantindo que as necessidades farmacoterapêuticas de seus pacientes sejam atendidas, contribuindo, dessa forma, na formação de futuros profissionais que atuarão na Atenção Farmacêutica.

Os atendimentos acontecem gratuitamente na Farmácia Universitária situada na Rua Humberto de Campos, 115, centro de Guanambi – BA. Pessoas portadoras de doenças crônicas, como diabetes, hipertensão, dislipidemia, asma ou que fazem uso de inúmeros medicamentos, apresentando dificuldade ou queixas na ingestão deles, são acompanhadas pela atenção farmacêutica.