Centro Universitário UniFG vai implantar curso de Medicina em Brumado

Publicado em 7 de novembro de 2018.


O Ministério da Educação (MEC) publicou, nesta terça-feira (6), o resultado final do edital 02/2017 SERES/MEC, que autoriza o Centro Universitário UniFG, mantido Centro de Educação Superior de Guanambi (CESG), a oferecer o curso de Medicina na cidade de Brumado, interior da Bahia.

A autorização faz parte de uma perspectiva de expansão da UniFG, no sentido de fomentar a produção de profissionais da área de saúde, no semiárido baiano. Como na recém autorização para oferta do curso de Odontologia, o curso de Medicina em Brumado abre um leque de oportunidades para estudantes do semiárido baiano, que não precisam mais se deslocar para os grandes centros para ter acesso a um ensino superior de qualidade.

Felipe Duarte, presidente da Mantenedora da UniFG, afirma que a instituição encara com muita responsabilidade essa nova missão em oferecer formação médica para a região do Centro Sul da Bahia. “Para nós é motivo de muita honra assumir esse compromisso com a população de Brumado, um dos municípios mais importantes e referenciais do nosso estado”, disse.

Segundo o Reitor da UniFG, Prof. Georgheton Nogueira, a UniFG acumulou um aprendizado importante nestes anos, desenvolvendo uma plataforma de formação na área de saúde, articulando políticas de ensino, pesquisa e extensão, numa forte relação com as demandas históricas do território em que está inserido, especialmente em termos de políticas públicas. “Entendemos a educação de forma ampliada, num esforço em compreender as complexas necessidades sociais. Este compromisso marcará, seguramente, nossa atuação em Brumado, importante cidade da nossa região”, afirma.

UniFG – O Centro Universitário UniFG possui conceito máximo na avaliação do MEC. Oferecendo 24 cursos de graduação nas áreas de saúde, engenharias, ciências sociais aplicadas e ciências humanas, a instituição é destaque no cenário nacional pela qualidade de ensino e pelos investimentos que vem realizando em pesquisas no âmbito regional. A UniFG é, ainda, a única instituição do interior do Nordeste a oferecer um programa de Mestrado em Direito.