Publicado em 29 de outubro de 2018.

O Centro Universitário FG (UniFG) comunica aos seus educandos, especialmente aqueles interessados em obter Fundo de Financiamento estudantil (Fies), que alguns estudantes estão sendo assediados por pessoas estranhas à esta Instituição, que oferecem serviços que garantem aquisição ao mencionado financiamento estudantil, mediante cobrança  de valores a título de prestação de serviços. Este fato  vem causando estranhamento à UniFG, que dispõe de funcionários aptos a prestação de todo e qualquer auxílio aos interessados em acessar a política de financiamento estudantil.

A UniFG informa, ainda, suspeitar que estes procedimentos estejam sendo realizados mediante fraude, com possível retenção de vagas através de cadastros de falsos interessados, trazendo prejuízos para pessoas que precisam e esperam pelo financiamento, e à instituição, que fica com vagas ociosas. Conforme a suspeita, essas prováveis vagas retidas seriam posteriormente ofertadas, mediante pagamento, a título de prestação de serviços aos interessados.

Visando apurar os fatos que levantaram a essa suspeita, a instituição fez Representação de Denúncia junto ao Ministério Público Federal (MPF), através da Procuradoria da República do município de Guanambi.

Cumpre ainda relatar que o Fies é um programa criado pelo Estado brasileiro, que oferece financiamento estudantil aos estudantes de cursos de graduação de instituições privadas credenciadas pelo Ministério da Educação, cujo objetivo é facilitar o acesso de jovens de baixa renda à educação superior, razão pela qual JAMAIS existiu/existe qualquer modalidade de cobrança para sua aquisição.

Deste modo, a aquisição do financiamento independe de pagamento e/ou prestação de serviços para tal fim, CONSIDERANDO QUE A INSTITUIÇÃO DISPONIBILIZA, DE FORMA GRATUITA, atendimento e orientação para o preenchimento de cadastro dos interessados no FIES, para aqueles que possuem qualquer tipo de dúvida ou não consigam se cadastrar diretamente no programa via página eletrônica da Caixa Econômica Federal.