Curso de capacitação em coleta de informações em bases de dados

Publicado em 4 de setembro de 2019.


O Centro Universitário UniFG realiza, de 10 a 13/09/2019, curso de capacitação em  coleta de informações em bases de dados. A proposta é capacitar os pesquisadores da UniFG, nas mais diversas áreas, na coleta, organização e análise de dados disponíveis nas bases governamentais. Os pesquisadores serão capacitados a utilizarem o Sistema Nacional de Agravos e Notificação  e o Sistema Nacional de Informação sobre Saneamento. As inscrições podem ser feitas, exclusivamente, no site da UniFG.

O Sistema Nacional de Agravos e Notificação (SINAN) tem como proposito coletar, transmitir e disseminar dados formados pelo Sistema de Vigilância Epidemiológica, utilizando uma rede informatizada, para auxiliar no processo de investigação e dando assistência à análise dos dados da vigilância epidemiológica das doenças de notificação compulsória.

Outra fonte de dados é o Sistema Nacional de Informação sobre Saneamento (SNIS) que contém dados referentes ao abastecimento de água, esgotamento sanitário e resíduos sólidos. O fornecimento dos dados é de responsabilidade do prestador do serviço, porém o próprio sistema é que gera os indicadores gerais e de cobertura, financeiros, de qualidade do serviço e operacional.