Diálogos UniFG – A caminhada das Marias

Publicado em 24 de outubro de 2019.


No dia 14 de novembro será realizada a terceira edição do Projeto Diálogos UniFG, com o tema “A caminhada das Marias”. O evento é coordenado por docentes do curso de Psicologia da UniFG e vai contar com a participação da Ronda Maria da Penha da Polícia Militar para discutir o combate à violência contra a mulher. O evento será às 19h, no Auditório da UniFG.

De acordo com levantamento feito pela ONG Fórum Brasileiro de Segurança Pública, pelo menos 1,6 milhão de mulheres foram espancadas ou sofreram tentativa de estrangulamento no Brasil em 2018. Estima-se que 42% dos casos de violência ocorreram no ambiente doméstico e que mais da metade das mulheres que sofrem violência doméstica não formaliza denúncia ou procura ajuda.

A Lei Maria da Penha (Lei 11.340/06) estabeleceu como crime e torna mais rigorosa a punição para casos de violência doméstica e intrafamiliar contra a mulher, e é considerado um marco no combate à violência contra a mulher e o feminicídio no Brasil. A lei entrou em 2006 e tem seu nome em homenagem a Maria da Penha Maia, que foi agredida pelo marido durante anos até se tornar paraplégica, em 1983.

Diálogos UniFG – O Projeto Diálogos UniFG busca promover o debate sobre temas que envolvem toda a sociedade civil através do encontro de convidados com acadêmicos de diferentes áreas do saber, possibilitando um diálogo multidisciplinar.