Docente pesquisador do Observatório ministra palestra no IV Encontro Meio Ambiente em Discussão

Publicado em 6 de junho de 2019.


O professor Elder Assis Miranda, docente pesquisador e líder do Núcleo de Pesquisa da Conservação e Biodiversidade do Semiárido – CONBIOS do Observatório UniFG, ministrou uma palestra na quarta edição do Encontro Meio Ambiente em Discussão. O evento, realizado na Câmara de Vereadores de Guanambi, debateu sobre os impactos dos agrotóxicos na saúde humana e no meio ambiente.

Além do tema agrotóxicos, o evento discutiu acerca do “Parque Estadual da Serra dos Montes Altos” e sobre os recursos naturais disponíveis na região, bem como os potenciais e impactos da mineração, produção de energia eólica e de energia solar.

Na oportunidade, o pesquisador Elder ministrou a palestra “Por que e como conservar os polinizadores”, apresentando a importância das abelhas na produção de alimentos e as ameaças dos agrotóxicos às populações dos respectivos insetos. Ao final do ciclo de palestras, ocorreu uma mesa-redonda, com uma discussão rica sobre o uso indiscriminado de defensivos e apresentação de alternativas para alguns problemas levantados.

Para Elder, “a noite foi proveitosa e gerou muitos interessados em participar do nosso curso sobre criação de abelhas sem ferrão, previsto para o segundo semestre. Esse interesse por parte dos participantes me deixou muito motivado, porque é uma temática importante para os produtores e agricultores do estágio e principalmente da nossa região”.