Egressos dos cursos de Fisioterapia e Nutrição são aprovados em programa de residência multiprofissional

Publicado em 15 de março de 2019.

Com um corpo docente qualificado e bem conceituado, aliado a uma infraestrutura que oferece excelentes condições de ensino, o Centro Universitário UniFG vem formando profissionais de destaque na área de saúde. Prova disso, é o alto índice de aprovação de seus egressos nos Programas de Residência em Área Profissional da saúde, nas modalidades Uniprofissional e Multiprofissional.

Os egressos dos cursos de Fisioterapia e Nutrição, Wagner Avelar e Talita Rodrigues, respectivamente, foram aprovados no Programa Estadual de Residência Multiprofissional Regionalizado em Saúde da Família (PERMUSF) pela Escola Estadual de Saúde Pública (EESP).

O programa busca formar profissionais de saúde de forma regionalizada, para o desenvolvimento da Atenção Primária por meio da Estratégia Saúde da Família, tendo em vista a promoção da saúde, ordenamento das redes de atenção e a integralidade do cuidado.

O processo seletivo contou com duas etapas, uma prova objetiva, de caráter classificatório e eliminatório, e a prova de títulos. Foram disponibilizadas vagas para 8 municípios das regiões de saúde do estado contemplando diversas áreas da saúde, incluindo apenas uma vaga para fisioterapia e uma vaga para nutrição em Guanambi, ocupadas pelos egressos da UniFG.

A residência será desenvolvida no período de dois anos, em regime de dedicação exclusiva, com carga horária de 60 horas semanais e abrangerá atividades teóricas e práticas sobre os diversos eixos pedagógicos transversais que serão aplicados.

Para Wagner, ser aprovado no processo seletivo foi um momento de extrema felicidade. “Recebi o resultado um dia após a minha formatura e foi muito especial. O apoio recebido do colegiado do curso, dos professores e da UniFG foram fundamentais para que esse momento ocorresse. Serão dois anos que me agregarão muito conhecimento teórico e prático”, afirma Avelar.

“É uma vitória para mim sair da faculdade e já engatar em uma residência. Agradeço o apoio recebido dos professores, do colegiado e da UniFG, que foi de extrema importância para que minha aprovação na residência fosse possível. Agora, chegou o momento de utilizar todos os conhecimentos adquiridos nos quatro anos de formação com muito profissionalismo e ética”, enfatiza Talita.

Fisioterapia na UniFG – O curso de Fisioterapia da UniFG visa formar profissionais habilitados à construção do diagnóstico dos distúrbios cinéticos funcionais, na prescrição das condutas fisioterapêuticas, sua ordenação e indução no paciente. Durante o curso, o aluno tem a oportunidade de desenvolver atividades complementares, como seminários, discussões de casos clínicos, monitorias, além de atividades clínicas e educacionais junto às comunidades e às diversas instituições de saúde no município.

Nutrição na UniFG – O curso de Nutrição oferecido pela UniFG visa formar um profissional nutricionista generalista, humanista e crítico, voltado para as necessidades de saúde da população. Dispondo de excelente estrutura física e professores titulados, o curso capacita o profissional para atuar em áreas do conhecimento em que alimentação e nutrição são fundamentais para a promoção e a recuperação da saúde.