Evento do PPGD/UniFG “O ator e o seu Não Direito” reúne acadêmicos e artistas
 

Matéria

Evento do PPGD/UniFG “O ator e o seu Não Direito” reúne acadêmicos e artistas

22 / Outubro / 2020

Na noite desta quarta-feira (21), foi realizado o evento “O ator e o seu Não Direito: uma crítica a uma injustiça histórica”, em uma parceria do Grupo de Pesquisa CADIS veiculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da UniFG (PPGD/UniFG) e a Interartis – Associação De Gestão Coletiva De Artistas Intérpretes Do Audiovisual.

A palestra foi ministrada pelo docente do PPGD/UniFG Victor Drummond, que é também Presidente Executivo da Interartis, cuja presidente é a atriz Glória Pires. “O ator e o seu Não Direito” é o título do mais recente livro do Prof. Drummond, publicado em setembro pela editora Tirant Brasil.

O Pró-reitor de Pós-Graduação e Expansão da UniFG, Prof. Mauro Ribeiro, abriu o evento destacando a importância da cultura nas políticas institucionais. “A UniFG é uma instituição que, através da pesquisa, ensino e extensão, fomenta a cultura e as diversas formas de manifestações artísticas. Este apoio ocorre através do financiamento e da promoção de ações e eventos que valorizem a cultura do nosso país e sobretudo, do semiárido”.

Discutir as questões relacionadas aos direitos autorais no semiárido, salienta o prof. Victor Drummond, é tão importante hoje quanto nas grandes cidades. Com as novas tecnologias e as relações vinculadas ao processo de produção e distribuição da cultura, o tema não se restringe mais às capitais e aos centros econômicos e culturais. “Em toda cidade, em todo rincão do mundo hoje, existe alguém, por meio desses aparatos, distribuindo, recebendo e criando obras, que o mundo contemporâneo chama de conteúdo”.

O palestrante destacou também a importância histórica do momento, que possibilitou que as comunidades artística e acadêmica se entrelacem em uma discussão perene sobre um tema pragmático – o direito dos artistas e em especial o direito dos atores – que necessita de um viés acadêmico e científico fortalecido.

CADIS – Cultura, Arte, Direito, Informação e Sociedade – Coordenado pelo Prof. Victor Drummond, é um grupo de pesquisa que tem como objetivo tratar das temáticas inerentes à cultura, às artes e à informação e suas relações com o Direito.