Eldevan Silva

Publicado em 29 de outubro de 2018.


O Prof. Dr. Eldevan Silva, docente do Centro Universitário UniFG, desenvolveu o produto intitulado “Processo de obtenção de completo Mg-isofenólico para controle de pragas agrícolas e produto obtido”, que pretende alcançar um maior controle no combate a formiga cortadeira.

A formiga cortadeira é uma das cerca de 2.000 espécies de formigas existentes no território brasileiro. Entre as ações, realizam aeração e incorporação de nutrientes ao solo, polinizam e possibilitam a germinação de algumas plantas e são tidas como predadoras de aranhas, centopeias, gafanhotos e outros artrópodes. Sem o controle na agricultura, são consideradas como uma das piores pragas da silvicultura.

O uso de produtos químicos é o método mais eficaz para eliminar as formigas cortadeiras. E nisso reside o grande desafio tecnológico para a ciência moderna na produção de novos agrotóxicos (inseticidas e fungicidas). O produto patenteado pelo Prof. Eldevan, alia a eficácia no controle da formiga cortadeira e a responsabilidade ambiental.

“Neste produto buscamos explorar o potencial inseticida e fungicida bem como o impacto ambiental gerado no ambiente aquático e terrestre. Umas das grandes vantagens em utilizar o metal magnésio está no fato de este não ser tóxico e ser um co-fator em diversas enzimas no meio biológico”, explica o Prof. Dr. Eldevan Silva.

A patente foi registrada no dia 14 de setembro no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e está em processo de licenciamento com algumas empresas do segmento de inseticida.