Prof. Pablo Luiz Santos Couto

Publicado em 4 de março de 2020.

Prof. Pablo Couto publica dois artigos sobre saúde de populações vulneráveis

O coordenador do curso de Enfermagem Pablo Luiz Santos Couto, em autoria conjunta com membros do Grupo de Pesquisa Gênero, Saúde e Populações Vulneráveis e as egressas Arilene Rodrigues, Bianca Montalvão, Ozeli Brito e Núbia Oliveira publicaram dois artigos, referentes a um projeto de pesquisa que vem sendo desenvolvido desde 2017.

O Projeto, intitulado “Qualidade de vida e representações sociais de profissionais do sexo sobre sexualidade”, é liderado pelo Prof. Pablo e conta com parceria com pesquisadores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade Federal da Bahia, Universidade do Estado da Bahia, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

O artigo “Social representations of female sex workers about their sexuality” foi publicado no periódico Investigación y Educación en Enfermería, pertencente à Universidad de Antioquia, da Colômbia. No trabalho, são analisadas as representações sociais de trabalhadoras sexuais sobre sua sexualidade. Refletir sobre a sexualidade aponta caminhos para repensar o cuidado a esse grupo estigmatizado e de vulnerabilidade pela sociedade.

O trabalho “Correlação entre marcadores de vulnerabilidade social frente ao uso do preservativo por trabalhadoras sexuais” foi publicado pela revista Saúde e Pesquisa, periódico do UNICESUMAR com foco na divulgação de conhecimento científico e tecnológico na área da saúde.

Leia abaixo os trabalhos completos:

Social representations of female sex workers about their sexuality