Prof. Pablo Luiz Santos Couto

Publicado em 30 de outubro de 2019.

Professor e egressos de Enfermagem publicam artigos sobre Saúde da Mulher

O docente e coordenador do curso de Enfermagem da UniFG, Pablo Luiz Santos Couto publicou três artigos em coautoria com egressos do curso e em parceria com pesquisadores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Universidade Federal da Bahia, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Os artigos são frutos dos projetos de pesquisa desenvolvidos pelo Grupo de Pesquisa em Gênero, Saúde e Populações Vulneráveis, coordenado pelo prof. Couto. As revista que os publicaram são de impacto para a Enfermagem e para a área da Saúde, com destaque nacional e internacional. Estiveram envolvidos os egressos: Mona Lisa Neves, Marcela Ravane, Luan Farley, Arilene Vieira, Aline Pereira, Janaína Carvalho, Gislane Oliveira e Diogo Souza. Também esteve presente em uma das publicações a docente do curso de Enfermagem da UniFG Samantha Pereira.

O artigo intitulado “Uso de anticoncepcionais hormonais por prostitutas: correlação com marcadores de vulnerabilidade social” foi publicado pelo periódico Acta Paulista de Enfermagem, uma revista de impacto internacional. O trabalho analisa a correlação dos marcadores de vulnerabilidade social e adesão de anticoncepcionais hormonais 69 mulheres da microrregião do sertão produtivo da Bahia, como forma de auxiliar na implantação de intervenções em saúde e intersetorial, assim como na viabilização do acesso aos serviços de saúde.

Na revista Enfermagem Brasil, foi publicado o artigo “Impressões Maternas Acerca da Presença do Pai/Companheiro nas Consultas de Pré-Natal” que, através de observações e entrevistas conduzidas com 30 gestantes, busca compreender suas percepções sobre a participação do companheiro nas consultas de pré-natal.

O trabalho “Avaliação da qualidade de vida de mulheres submetidas ao tratamento hemodialítico”, publicado na revista Saúde (Santa Maria), avalia a qualidade de vida de 51 mulheres em tratamento de hemodiálise assistidas em um hospital do Nordeste do Brasil, identificando problemas físicos e emocionais que afetam as pacientes durante o tratamento.

Leia os artigos abaixo: