Profa. Beatriz de Souza Silva

Publicado em 10 de fevereiro de 2020.

UniFG realiza I Colóquio de Pesquisa em Psicologia

O Centro Universitário UniFG realizou, na última quarta-feira (28), o I Colóquio de Pesquisa em Psicologia. O evento ocorreu em conjunto com a VII Jornada de Ensino, Pesquisa Extensão e o II Seminário de Pesquisa UniFG. Com o tema “Psicologia, saúde mental e políticas públicas: a prática da pesquisa em Psicologia no semiárido baiano”, a proposta foi ressaltar a importância da pesquisa em psicologia e reforçar a prática da mesma como essencial à formação na área.

O evento iniciou-se com uma Mesa de Abertura intitulada “Psicologia, saúde mental e políticas públicas: a pesquisa como ferramenta na formação dos psicólogos baianos”, ministrada pela Profa. Elizama Dias. Na sequência ocorreram as comunicações orais dos trabalhos aprovados. Foram apresentados vinte trabalhos, divididos em duas linhas de pesquisa: Políticas Públicas, Saúde Mental e Direitos Humanos; e Psicologia e Processos Educativos.

Segundo Beatriz de Souza Silva, psicóloga e docente do curso de Psicologia, existem muitas pesquisas relevantes que são realizadas por pesquisadores da área de Psicologia que possuem um caráter de interesse coletivo. “O Colóquio abre a possibilidade de compartilhar o conhecimento que é produzido através destas pesquisas”, afirma.

O trabalho “Orientação profissional com alunos com necessidades específicas no ensino técnico integrado”, elaborado por pesquisadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FTC) recebeu Menção Honrosa no I Colóquio de Pesquisa. Outro trabalho que também recebeu a honraria foi  “Percepção sobre a importância da psicoterapia por graduandos de Psicologia em uma universidade do Sudoeste baiano”, apresentado por pesquisadores do Centro Universitário UniFG.

O Trabalho Destaque foi apresentado por pesquisadoras do Programa de Doutorado em Psicologia, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Com o título “O tratamento do bebê intersexo: diálogos entre a Psicologia, Medicina e Direitos Humanos em saúde”, o estudo foi considerado a destaque do evento.

O coordenador do curso de Psicologia da UniFG, Prof. Weslley Valadares, destacou a importância da pesquisa na formação do psicólogo. Segundo Valadares, as avanços que essa proposta de aliar a pesquisa e a extensão como estratégias de formação do estudante de Psicologia são inegáveis. “Estruturar uma plataforma de pesquisa em Psicologia na UniFG é um dos nossos desafios. O objetivo é permitir que nosso aluno obtenha a melhor formação acadêmica e contribua para a discussão de temas de interesse social”, afirmou.