Lançamento da nova edição da FG Ciência reúne comunidade acadêmica

Publicado em 8 de fevereiro de 2019.

Em uma noite especial, o Centro Universitário UniFG promoveu, nesta quinta-feira (07), o lançamento da nova edição da Revista FG Ciência. O evento aconteceu na Quadra Poliesportiva Mosquito – campus São Sebastião e reuniu discentes, docentes e colaboradores da instituição e alunos e professores de diversas instituições de ensino superior da cidade.

Na ocasião, estiveram presentes o Reitor, Prof. Georgheton Nogueira; a Vice-reitora, Profa. Dayana Prates; o Pró-reitor de Pós-Graduação e Expansão, Prof. Mauro Ribeiro; a Pró-reitora de Graduação, Pesquisa e Extensão, Profa. Blície Rocha; a Gerente Acadêmica, Profa. Neyla Duarte e o coordenador da área de ciências biológicas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Prof. José Roberto Mineo. Também estiveram presentes a equipe editorial da revista, representada pelas professoras Juliana Mendonça e Mirelle Viana.

O Prof. Georgheton Nogueira, Reitor da UniFG, fez a abertura do evento, agradecendo a presença dos alunos, professores e visitantes que foram prestigiar uma atividade tão importante para o meio acadêmico. O reitor ressaltou a importância dos três pilares da Universidade, em especial a pesquisa científica e abordou um pouco sobre a trajetória das políticas de pesquisa que a UniFG vem desenvolvendo ao longo dos anos. “Desde quando fomos credenciados faculdade, nós procuramos articular ações na formação de pesquisas, porque entendemos, desde o princípio, que a pesquisa deve fazer parte da política pedagógica de ensino. E hoje é um dia muito especial, com o lançamento de mais uma edição da FG Ciência, em que estamos democratizando estes espaços, reforçando a nossa atuação no campo da pesquisa. A Revista FG Ciência representa um movimento de construção da ciência”, afirmou Nogueira.

Em seguida, representando o conselho editorial da revista, a Profa. Julia Mendonça, apresentou aos convidados, toda a estrutura e os trâmites do periódico. “A FG Ciência é uma revista que reúne artigos de pesquisadores nacionais, principalmente da nossa região. Existe uma necessidade de divulgação da ciência e de conhecimento dessas pesquisas por parte da população e foi isso que nós pensamos quando idealizamos a revista. E para mim é motivo de orgulho fazer parte de uma instituição que zela pela pesquisa científica. A FG Ciência foi construída com muito respeito e muita ética, e eu não poderia deixar de agradecer a parceira e a contribuição das professoras Blície Rocha e Mirelle Viana, pertencentes ao conselho editorial, na condução desse projeto”, explanou Mendonça.

Ministrando a palestra Cenário e Perspectivas da Pesquisa e da Pós-Graduação no Brasil, o coordenador da área de ciências biológicas III da Diretoria de Avaliação dos Programas de Pós-Graduação da CAPES,  Prof.José Roberto Mineo, principal convidado da noite, discorreu sobre o contexto atual da Pós-Graduação no país e quais os caminhos que precisam ser revistos e percorridos. “Quando falamos em pesquisa e pós-graduação, nós estamos abordando duas atividades indissociáveis. Não há pesquisa sem o pesquisador. Estamos passando por momentos difíceis, com limitações de recursos e o Brasil precisa mudar esse panorama, para que os alunos da graduação e da pós-graduação possam sair qualificados, tendo a possibilidade de dar uma resposta efetiva para a sociedade em diversas questões, como por exemplo, no desenvolvimento econômico, social e político”, finalizou Mineo.