Nota sobre pandemia Covid-19

Nota sobre pandemia Covid-19

15 / Março / 2020

Diante da pandemia reconhecida por decreto da Organização Mundial de Saúde (OMS), na última quarta-feira (11/03), em função da doença causada pelo COVID-19 (um vírus relacionado a infecções respiratórias, que podem apresentar-se com um quadro semelhante às síndromes gripais), o Centro Universitário UniFG instituiu, desde a semana passada, um Comitê Interno de Prevenção ao COVID-19 para acompanhar os dados estatísticos do avanço da pandemia e orientar as ações da UniFG.

Neste sentido, a Instituição reforça a necessidade de medidas para prevenir a transmissão da doença, a saber:

*  lavar as mãos frequentemente com água e sabão;
*  usar antisséptico de mãos à base de álcool gel 70%;
*  ao tossir ou espirrar, cobrir boca e nariz com a parte interna do cotovelo, evitando usar as mãos;
*  optar por lenços descartáveis;
* caso apresente sintomas como febre, tosse recorrente e mal estar em geral, procurar os serviços de saúde.

Informamos que as aulas da gradução estão mantidas para esta segunda-feira (16). As aulas do Mestrado em Direito, entretanto, estão suspensas, em função do grande fluxo pessoas de outros estados, tanto alunos quanto professores, especialmente do Rio de Janeiro.

O Centro Universitário UniFG está acompanhando as orientações das autoridades sanitárias nas esferas estadual e federal, no intuito de avaliar a necessidade de outras medidas. Novas informações serão disponibilizadas nos canais institucionais.

Para facilitar o acesso a informações sobre o COVID-19 e combater a propagação de notícias falsas, o Ministério da Saúde desenvolveu aplicativo com dicas de prevenção, descrição de sintomas, formas de transmissão, mapa de unidades de saúde e até uma lista de notícias falsas que foram disseminadas sobre o assunto. O aplicativo está  disponível para os sistemas operacionais iOS e Android. As informações também podem ser encontradas no site coronavirus.saude.gov.br.