Palestra aborda diagnóstico e tratamento do HPV

Publicado em 23 de abril de 2019.

O Centro Universitário UniFG realizou, na noite desta segunda-feira(22), no campus São Sebastião, a palestra “Da célula saudável ao câncer: como o HPV induz a formação de tumores. O evento, promovido pelo Diretório Acadêmico do curso de Biomedicina e pelo docente Robenildo Ciriaco, teve como público-alvo discentes dos cursos da área de saúde.

A palestra teve como objetivo enfatizar as características fisiopatológicas desencadeadas pelo HPV, além de suas formas de transmissão, diagnóstico e tratamento. O HPV (Papiloma Vírus Humano) é um vírus transmitido sexualmente e responsável pelos maiores índices de infecções sexualmente transmissíveis (IST’s) ocorridos no mundo. O câncer de colo do útero é um dos exemplos mais comuns de patologias ocasionadas pela infecção do mesmo.

Palestrante da noite, a doutoranda em HPV do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São paulo (USP), Jamile Ramos da Silva, discorreu sobre sua pesquisa de doutorado, que trata do desenvolvimento de vacinas terapêuticas para tratamento de tumores induzidos pelo HPV. Foram ressaltadas a importância da vacinação como forma de proteção contra o HPV, desmistificando boatos sobre ela, o diagnóstico e as formas de tratamento de pacientes infectados pelo vírus.