Pesquisadoras do NP3 apresentam trabalho no 68º Congresso Brasileiro de Enfermagem

Publicado em 1 de dezembro de 2016.


A professora e enfermeira Cinoélia Souza, e as estudantes de Enfermagem Elaine Santos, Vanda Santana e Roberta Lopes, participaram do 68º Congresso Brasileiro de Enfermagem, que aconteceu em Brasília, de 27 a 30 de outubro/2016. Na oportunidade foi apresentado o trabalho na modalidade comunicação oral “Percepção da mulher idosa sobre a sexualidade”, referente aos resultados da pesquisa sobre “Saúde da Mulher Idosa de Guanambi / Bahia”.

np3De acordo com as discentes, a participação no maior congresso da área de Enfermagem no país, foi muito importante para sua formação acadêmica e profissional.  Os resultados da pesquisa sobre a saúde da mulher idosa na região do Semiárido foram destaque no evento.

O trabalho teve um reconhecimento significativo e gerou uma grande discussão entre os ouvintes. Os temas ligados ao processo do envelhecer estão no auge das atenções nas pesquisas em políticas de saúde, pois observa-se aumento crescente dessa população.

Para a Profa. Cioélia Souza, pesquisadora vinculada ao Núcleo de Pesquisa Política na Prática, do Observatório FG do Semiárido Nordestino, a participação de discentes em eventos desse tipo ajuda a ampliar o olhar a respeito da pesquisa, proporcionando interação, conhecimento e convivência com pesquisadores de diversas realidades e culturas. Além disso oportuniza a divulgação das pesquisas realizadas do Observatório FG e do NP3.