VII edição do CIDIL terá participação de docentes e discentes do Mestrado em Direito da UniFG

O VII Colóquio Internacional de Direito e Literatura (CIDIL), a ser realizado de 30 de outubro a 2 de novembro de 2018, em Belo Horizonte (Minas Gerais, Brasil), é resultado de uma parceira da Rede Brasileira Direito e Literatura (RDL) com os Programas de Pós-Graduação em Direito da UFMG, Centro Universitário UniFG e UnB, que conta com o apoio de dezenas de instituições nacionais e estrangeiras

Em sua sétima edição, o CIDIL reunirá pesquisadores, docentes, estudantes de graduação e de pós-graduação na área do Direito. Este ano, o evento terá a participação do Prof. Dr. André Karam, coordenador do Mestrado em Direito da UniFG, que fará a Conferencia Inaugural e será o mediador de Mesas de Discussão. Também participarão do evento, representando a UniFG, os professores Flávio Pedron, Alfredo Copetti, Victor Drummond, Angela Espindola e Henriete Karam.

Com a temática “Narrativas e desafios de uma constituição balzaquiana”, o VII CIDIL faz sua homenagem aos trinta anos da promulgação da Constituição Cidadã. A singularidade do VII CIDIL reside na proposta de uma análise das memórias, promessas e impasses que atravessam a história do constitucionalismo brasileiro, com ênfase no período do constitucionalismo democrático, por meio da literatura, recorrendo tanto aos seus pressupostos teóricos quanto às narrativas ficcionais que ela nos oferece.

O CIDIL é, atualmente, é o mais importante evento em Direito e Literatura da América Latina, tendo como objetivo a promoção e difusão dos estudos sobre Direito e Literatura desenvolvidos no Brasil e no exterior. O evento destaca-se por estimular a cooperação internacional, uma vez que envolve diversas instituições nacionais e estrangeiras; proporcionar o diálogo entre pesquisadores de diferentes nacionalidades e dos mais diversos níveis acadêmicos; favorecer a produção de um conhecimento inovador e interdisciplinar.

Saiba mais em: rdl.org.br/cidil