Professor de Direito da UniFG lança livro “O papel do delegado de polícia na efetivação de direitos fundamentais”
 

Matéria

Professor de Direito da UniFG lança livro “O papel do delegado de polícia na efetivação de direitos fundamentais”

19 / Outubro / 2020

O Professor Eujecio Coutrim Lima Filho, do curso de Direito e do Programa de Pós-Graduação lato sensu em Direito da UniFG, publicou um livro intitulado “Funções da polícia judiciária no processo penal brasileiro: o papel do delegado de polícia na efetivação de direitos fundamentais”, pela Editora Thoth. O lançamento será feito no dia 5 de novembro, às 18h, no Auditório da Acadepol (Rua Oscar Negrão de Lima, n.200, bairro Nova Gameleira, Belo Horizonte).

Na publicação, o autor aborda as funções da polícia judiciária no processo penal brasileiro e o papel do delegado na efetivação de direitos a partir da Constituição de 1988. Têm-se direitos fundamentais com cerne na dignidade humana, no caráter antimajoritário e na relatividade. Com especial atenção à fase investigativa, a depender da estrutura adotada, tem-se a investigação judicial, ministerial ou policial.

A concretização de direitos, especialmente os relacionados ao devido procedimento legal, incluindo a participação da defesa, tem de ser analisada sem desequilibrar a essencialidade das medidas investigatórias imprescindíveis ao sucesso da investigação e, especialmente, a importância dessa eficácia à Justiça, à sociedade e à vítima do ilícito penal.

Dentre outras obras, o Prof. Coutrim também é autor do livro “A fundamentalidade do direito do consumidor no contexto da constitucionalização do direito privado brasileiro” (2016), e do capítulo “Debate acerca da Teoria da Argumentação e importância da Teoria da Decisão no Estado Democrático de Direito”, presente no livro “Estudos Hermenêuticos em Homenagem ao Prof. Dr. Lênio Streck”.