Professor Marlon Messias publica artigo sobre os significados das práticas corporais para alunos do Ensino Fundamental em Guanambi

Publicado em 15 de maio de 2020.


O professor Marlon Messias Santana Cruz, do curso de Educação Física da UniFG, publicou um artigo na Revista Pensar a Prática. O trabalho foi publicado em coautoria com as pesquisadoras Abília Ana de Castro Neta, Drieli Fernandes Boa Sorte, Glaurea Nádia Borges de Oliveira e Berta Leni Costa Cardoso.

O artigo analisa as possíveis marcas do currículo cultural da Educação Física no modo como os alunos se relacionam com os significados das práticas corporais. Para tal, foi realizada uma pesquisa qualitativa, com alunos do 4° ano do Ensino Fundamental I, de uma escola pública de Guanambi. Através da pesquisa, foi possível inferir que a problematização dos significados conferidos às práticas corporais tematizadas criou condições para hibridizar discursos e intercambiar conhecimentos.

A Revista Pensar a Prática é ligada à Faculdade de Educação Física e Dança da Universidade Federal de Goiás e publica trabalhos que discutem a Educação Física em interface com as Ciências Humanas e Sociais, em seus aspectos pedagógicos, históricos, socioculturais e filosóficos.

Leia o artigo completo no site:

O currículo cultural da Educação Física e os significados das práticas corporais: análise de uma prática pedagógica