Programa de saúde mental oferece atendimento psicológico para estudantes da UniFG

Publicado em 16 de março de 2019.

O semestre 2019.1 chegou com uma grande novidade para os alunos da graduação do Centro Universitário UniFG. Foi inaugurado o serviço de Pronto Atendimento Psicológico (PaPsi), voltado para escuta de questões pontuais que causam angústia e tensões aos estudantes. O serviço é gratuito e aberto a todos os alunos da UniFG, com o objetivo de acolher inquietações ligadas à vida acadêmica ou outros temas que estejam interferindo negativamente na vida do discente.

Os atendimentos acontecem na sala do PaPsi, que fica no campus São Sebastião, ao lado do Ambulatório. O serviço, que nasceu fruto de uma parceria entre o Colegiado de Psicologia, o Centro Pedagógico e Psicopedagógico (CPP) e o Ambulatório, disponibiliza atendimento desburocratizado, que pode ser acessado de forma direta e espontânea  todas as segundas e quintas-feiras (8h às 12h e 18h às 22h) e quartas-feiras (14h às 18h). O aluno também pode fazer um agendamento prévio para o atendimento no CPP.

Segundo o coordenador do PaPsi, o psicólogo e docente Weslley Valadares, o pronto atendimento psicológico faz parte de um projeto maior, o programa Universidade, Saúde Mental e Bem-estar,  vinculado ao curso de Psicologia, que desenvolverá outras ações ao longo do semestre, no sentido de promover a prevenção em saúde mental junto aos alunos da UniFG. “O aluno que procurar o serviço será atendido em sua demanda psicológica e, caso seja necessário, será encaminhado para psicoterapia individual ou de grupo, além dos outros serviços vinculados ao PaPsi”, destaca Valadares.

O PaPsi conta com a participação dos professores e psicólogos Jaldo Cambuy Junior e Anna Luísa Lélis, e da psicóloga Queli Cardoso, além de uma equipe de 10 estudantes do 10º semestre do curso de Psicologia.