Projeto Agestar apresenta balanço das atividades no semestre 2020.1
 

Matéria

Projeto Agestar apresenta balanço das atividades no semestre 2020.1

7 / Agosto / 2020


O projeto de extensão da UniFG Agestar – Assistência Acadêmica em Gestão ao Empreendedorismo Regional – realizou o balanço das atividades realizadas no semestre 2020.1. Com a participação de docentes e alunos dos cursos de Administração e Ciências Contábeis, o Agestar oferece suporte técnico gerencial e formativo inovador a pequenos empreendedores nas áreas de serviço, comércio e produção rural em Guanambi e região.

O projeto teve início no segundo semestre de 2018 e considera que 2020.1 foi o Semestre da Renovação, pois exigiu que fossem pensadas novas formas de atuar junto à comunidade. Dentre as atividades realizadas no último semestre, estão a Oficina de Economia Solidária, realizada em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Urandi-BA (STTR) e encontros no Lar dos Velhinhos de Guanambi, onde realizaram atividades sobre registro de patrimônio, controle de estoques e recursos humanos.

Participou também da entrega da certificação de comunidade quilombola aos moradores da comunidade de Morro de Dentro, além de reuniões com o presidente da Associação da comunidade. Também foram realizadas reuniões com o Centro Público de Economia Solidária (Cesol Sertão Produtivo), para discutir ações a serem realizadas, assim como a elaboração do projeto de uma Feira Solidária no campus I da UniFG. Na comunidade de Queimadas, foi apresentada uma palestra para expor o projeto de composteiras.

Com o avanço da pandemia de COVID-19 e o estabelecimento dos protocolos de isolamento social, o Agestar desenvolveu novas formas de continuar atuando. Com o fim dos encontros presenciais, o projeto reforçou sua presença em redes sociais, com a produção de conteúdos temáticos a cada dia e lives com palestras. Passou a prestar atendimento on-line aos empreendimentos parceiros, utilizando das ferramentas digitais para dar continuidade a seu papel de assessoria.

Entre os dias 15 e 19 de junho, foi realizada a Semana Agestar, que ofereceu uma abordagem prática para a utilização de ferramentas e planilhas digitais. A Semana teve palestras e atividades práticas para serem realizadas remotamente, de forma a reforçar o aprendizado das plataformas virtuais de trabalho.

Como parte de sua responsabilidade social, os membros do projeto se articularam remotamente para arrecadar doações, que foram entregues ao Lar dos Velhinhos de Guanambi.

Siga o Agestar nas redes sociais do projeto: Instagram   Facebook  Youtube