Projeto Interdisciplinar no Lar dos Idosos de Guanambi

Publicado em 7 de novembro de 2019.

O Centro Universitário UniFG, através da Direção Acadêmica e de seus Cursos na Aréa de Saúde, desenvolveu o Projeto Interdisciplinar no Lar dos Idosos de Guanambi, que busca identificar ações emergenciais que possam contribuir para a reorganização desta Instituição de Longa Permanência para Idosos, promovendo, um cuidado integral e qualificado para os idosos. O projeto prevê uma série de atividades, realizadas no período entre 1 de outubro e 1 de dezembro, por alunos e professores dos cursos de Saúde.

O curso de Biomedicina, com o auxílio dos alunos de estágio supervisionado em análises clínicas e os preceptores de prática, vai realizar a coleta de material biológico dos idosos residentes no “Lar dos Idosos” e análises dos exames, de modo a identificar alterações fisiopatológicas e nos materiais biológicos para que em seguida seja feitas as definição de diagnósticos médicos.

A equipe do curso de Enfermagem vai fornecer atendimento voltado aos cuidados com a pele e a realização de curativos específicos, uma vez que são comuns alterações na pele em pacientes idosos. O curso de Farmácia vai identificar as necessidades farmacoterapêuticas dos pacientes e realizar intervenções de maneira que problemas existentes e potenciais possam ser tratados e/ou prevenidos.

Estudantes do curso de Fisioterapia no Lar dos Velhinhos vão atuar para amenizar as alterações fisiológicas e patológicas apresentadas pelos idosos que residem no Lar dos Idosos através de intervenções que estimulem a independência funcional e a prática de atividades físicas. O Curso de Medicina, por sua vez, vai realizar a reavaliação da situação de saúde dos 54 idosos residentes, assim como auxilio na reorganização do registro clinico desses idosos, com a elaboração e implantação de um “Prontuário Multidisciplinar” para adequado registro das condições identificadas.

O curso de Nutrição vai atuar através do treinamento de funcionários e da elaboração de manuais, além do atendimento individual dos idosos, com elaboração de prontuários de nutrição com a prescrição dietética individualizada. Estudantes do curso de Odontologia vão realizar o acompanhamento odontológico de pacientes, com o intuito de contribuir para a melhoria das condições bucais dos pacientes admitidos e residentes.

O Agestar, projeto de extensão dos cursos de Administração e Ciências Contábeis, prestará assessoria em gestão aos novos diretores do “Lar dos Idosos”, iniciando a capacitação pelo estudo do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil, que estabelece e disciplina a celebração de parcerias e estimula a gestão democrática e transparente dos recursos.