Prouni Prouni
 

ProUni

Bolsas de até 100% para os melhores colocados no ENEM

Como funciona

O Prouni, Programa Universidade para Todos, é uma forma de você conseguir a sua bolsa de estudo integral ou parcial, de 50%, para fazer com mais tranquilidade o seu curso superior, seja para graduação e sequenciais de formação específica. Mas se liga: só é válido para quem está em busca do primeiro diploma.

ProuniRegulamento

Foi pré-selecionado?

  • Saiba aqui o que é preciso ser feito!

    • Passo a Passo do envio da documentação

      Se você foi pré-selecionado no Prouni, agora é a hora de realizar a comprovação das informações. Para isso, antes de tudo você deve realizar o preenchimento do formulário no link abaixo e apresentar todas as documentações necessárias para ingresso na Ages.

      Formulário de preenchimento.

      Fique atento e acompanhe o retorno através do seu e-mail, pois entraremos em contato logo após a análise.

      Se aprovado, nosso time de atendimento entrará em contato com as instruções para realização da sua matrícula.

      Em caso de dúvidas, entre em contato aqui com o nosso time.
      Horário de atendimento: Segunda a sexta, 9h às 18h

    • Quais são os requisitos necessários?
      • Poderá se inscrever aos processos seletivos do ProUni somente o estudante brasileiro não portador de diploma de curso superior que tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem.
      • Ter nota mínima de 450 pontos e não ter zerado a redação.
      • Não possuir vínculo com Instituições Federais de Ensino Superior (IFES).
      • Ter cursado o ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista.
    • Lista de documentações do candidato e do membro familiar
    • Ainda tem dúvidas?

      Acesse aqui e obtenha mais informações com o nosso time.

      Horário de atendimento: Segunda a sexta, 9h às 18h

CONFIRA

COMO PARTICIPAR DO PROUNI

  • 1

    Escolha seu curso

    Confira a oferta, o nome do curso e a unidade que você encontrará na ficha de inscrição do Prouni. Os dados estão exatamente iguais nesta tabela.

  • 2

    Portal Único de Acesso ao Ensino Superior

    Clique aqui, acesse o Portal do Prouni e preencha a sua ficha de inscrição com as informações solicitadas.

  • 3

    Acompanhe seu processo

    Acompanhe seu processo seletivo e fique de olho no resultado de aprovação da chamada regular.

Confira informações do
Prouni

Transfira-se
também com ProUni

Saiba mais sobre o processo de transferência externa

O bolsista do PROUNI poderá transferir a utilização da sua bolsa de estudo para outro curso afim, turno ou campus ou outra instituição de ensino.

Para que a transferência seja efetivada é necessário que:

  • As instituições de origem e de destino estejam de acordo com a transferência.
  • A instituição e o respectivo curso para o qual o estudante deseja se transferir estejam regularmente credenciados no Programa.
  • Exista vaga no curso para o qual o estudante deseja se transferir.

O processo de transferência somente é considerado concluído após a formalização da aceitação do estudante pela instituição de ensino de destino, por meio do registro da emissão do Termo de Transferência do Usufruto de Bolsa.

Uma vez concluída a transferência, o prazo de utilização da bolsa passará a ser o prazo do curso de destino, subtraído o período utilizado e suspenso no curso de origem.

O procedimento de transferência de bolsa é de caráter interno das instituições de ensino envolvidas, efetivando-se no âmbito do SisProuni, não cabendo intermediação do MEC.

PROUNI 2022.2

  • Processo Seletivo PROUNI 2022.2

    Primeira chamada: de 15 a 24 de agosto de 2022.
    Segunda chamada: de 1 a 16 de setembro de 2022.

    LISTA DE ESPERA
    Para participar da lista de espera do Prouni, o CANDIDATO deverá manifestar seu interesse por meio da página do Prouni na internet, no endereço eletrônico http://acessounico.mec.gov.br/prouni, nos dias 27 e 28 de setembro de 2022. A lista de espera estará disponível no Sisprouni para consulta pelas IES e pelos CANDIDATOS no dia 03 de outubro de 2022. Os CANDIDATOS que tenham manifestado interesse em participar da lista de espera do Prouni deverão comparecer às IES e entregar a documentação pertinente ou encaminhá-la por meio virtual/eletrônico para comprovação das informações prestadas na inscrição e participação em eventual processo seletivo próprio da instituição, quando for o caso, no período de 03 a 07 de outubro de 2022. O registro no Sisprouni da aprovação ou reprovação do CANDIDATO pré-selecionado em lista de espera do Prouni e a emissão do respectivo Termo de Concessão de Bolsa ou Termo de Reprovação deverão ser realizados pelas IES no período de 10 a 21 de outubro de 2022.

    Site: https://acessounico.mec.gov.br/prouni 
    Telefone do MEC: 0800-616161 

  • Resultados dos candidatos pré-selecionados para a entrega dos documentos virtual/eletrônico do Prouni

    A lista dos estudantes PRÉ-SELECIONADOS será divulgada pelo MEC no site do processo seletivo https://acessounico.mec.gov.br/ nas seguintes datas:

    Primeira chamada: de 15 a 24 de agosto de 2022.
    Segunda chamada: de 1 a 16 de setembro de 2022.
    Lista de Espera: 03 de outubro de 2022.

  • Relação de Documentos PROUNI
  • Confira o PASSO A PASSO do Prouni e fique por dentro de todas as informações da Entrevista do ProUni on-line

    A entrega da documentação é realizada por encaminhamento virtual/eletrônico. O candidato pré-selecionado deverá apresentar de forma legível todos os documentos próprios, e de seu grupo familiar de acordo com o Checklist disponibilizado no site da instituição para comprovação das informações prestadas em sua inscrição junto ao MEC. Não serão aceitos documentos incompletos, rasurados, ilegíveis ou recortados. Na falta de qualquer documento, o processo será indeferido e você tem que acompanhar a resposta do seu protocolo no Ulife.

    Para você que NÃO é nosso ALUNO, segue o passo a passo:

    Clicar no botão INGRESSAR COM PROUNI é finalizar o seu cadastro para darmos início na análise dos documentos;
    Após você se cadastrar, deverá aguardar o prazo de 24 horas para conseguir realizar sua pré-matrícula e enviar os documentos via protocolo em seu acesso no Ulife;
    Clique aqui para realizar sua pré-matrícula, após conclui-la você deverá ir ao Menu -> Clicar em Solicitação -> Protocolo PROUNI – Análise de Documentos da Entrevista – Aluno Não Matriculado e providenciar cópia em formato PDF dos documentos solicitados, conforme sua condição socioeconômica e do grupo familiar. Enviar em um ÚNICO ARQUIVO.
    Para você que já fez o Vestibular é não está MATRICULADO, segue o passo a passo:

    Você deverá acessar o Ulife;
    Ir ao Menu -> Clicar em Solicitação -> Protocolo PROUNI – Análise de Documentos da Entrevista – Aluno Não Matriculado e providenciar cópia em formato PDF dos documentos solicitados, conforme sua condição socioeconômica e grupo familiar. Enviar em um ÚNICO ARQUIVO.
    Para você que é nosso já está MATRICULADO, segue o passo a passo:

    Você deverá acessar o Ulife e ir ao Menu -> Clicar em Solicitação -> Protocolo PROUNI – Análise de Documentos da Entrevista – Aluno Matriculado e providenciar cópia em formato PDF dos documentos solicitados, conforme sua condição socioeconômica e grupo familiar. Enviar em um ÚNICO ARQUIVO.
    Após a validação das informações, o candidato deverá acompanhar o seu protocolo para proceder com sua matrícula, caso seja aprovado no ProUni.

  • Legislação

    DE ACORDO COM O EDITAL MEC Nº 2, DE 11 DE JANEIRO DE 2020 – PROUNI E PORTARIA NORMATIVA Nº 1, DE 2 DE JANEIRO DE 2015.