Psicocine: aprendendo com arte, ciência e emoção

Publicado em 4 de setembro de 2019.

O Centro Universitário UniFG realiza, entre os meses de setembro a novembro de 2019, o projeto Psicocine: aprendendo com arte, ciência e emoção. Trata-se da exibição da exibição seguida de análise de filmes que tenham como central a temática da saúde mental. Numa parceria entre os cursos de Psicologia e Medicina, o projeto pretende reunir estudantes e professores interessados em discutir a saúde mental a partir da linguagem cinematográfica.

Segundo a organizadora do projeto, Profa. Elisa Barros, o cinema constitui uma ferramenta de propagação de saberes, uma vez que permite o envolvimento do público em narrativas que promovem reflexão sobre variados temas. “O Psicocine visa ser um recurso metodológico facilitador da compreensão do indivíduo acerca de temáticas sobre saúde mental, permitindo que este aprofunde seus conhecimentos e possa difundi-los, com o objetivo de quebrar paradigmas e destruir preconceitos direcionados aos transtornos psiquiátricos”, afirma Barros.

A equipe organizadora, que é composta pelos membros da Liga Acadêmica de Saúde Mental (LASM), conta com a participação de profissionais da Psiquiatria e Psicologia, o que proporcionará um debate interdisciplinar, buscando promover o diálogo entre profissionais das áreas de saúde, discentes e comunidade em geral. O primeiro filme a ser exibido será Christine, no dia 11/09/2019, na sala 07 do campus São Sebastião. As inscrições podem ser feitas, exclusivamente, pelo site da UniFG.