Serviço de Psicologia da UniFG dá suporte à comunidade durante a pandemia
 

Matéria

Serviço de Psicologia da UniFG dá suporte à comunidade durante a pandemia

25 / Setembro / 2020

Durante o período de pandemia que temos atravessado, o Serviço de Psicologia da UniFG tem oferecido um importante serviço de atendimento on-line. Os atendimentos são voltados para os profissionais de saúde e a sociedade em geral, com o intuito de oferecer um auxílio psicológico frente à situação epidemiológica, que faz do distanciamento e isolamento social uma necessidade para conter a disseminação viral.

O atendimento é realizado por profissionais psicólogos, no formato de plantão psicológico. Desta forma, o paciente tem direito a realizar até 3 atendimentos e, em caso de necessidade de continuidade, ele é encaminhado para a psicoterapia a longo prazo. O atendimento pelo Skype ou por chamada de vídeo do WhatsApp, seguindo as diretrizes de sigilo profissional, ou seja, o paciente tem a segurança de que o atendimento não é gravado.

Desde abril, o Serviço de Psicologia realizou cerca de 370 atendimentos, principalmente para estudantes, mães preocupadas com os filhos em meio à pandemia, profissionais da educação, empresários, pessoas do grupo de risco, pessoas desempregadas em decorrência da pandemia e profissionais da saúde que atuam na linha de frente do combate ao COVID-19.

A psicóloga Danila Pessoa, uma das responsáveis pelos atendimentos, afirma que o atendimento psicológico on-line se configura como um amparo no enfrentamento ao período de pandemia. “O olhar para a saúde mental no contexto da pandemia é fundamental, em decorrência da ameaça à vida e a urgência de reinvenção. O novo COVID19, lançou sobre a sociedade uma carga tensional e estressante que vem desorganizando o emocional, o social e também a esfera financeira, deixando as pessoas perdidas e inseguras”.

A ansiedade e a pressão enfrentadas mediante a ociosidade que algumas pessoas passaram a ter em casa, assim como a intensidade do convívio familiar ou mudanças na forma de trabalhar também têm levado à procuro do atendimento psicológico. “Até mesmo a rotina de trabalho de alguns profissionais, principalmente aqueles da linha frente, onde a vulnerabilidade ao contágio é constante, ocasionando nestes sentimentos de medo e angústia”, afirma Danila.

Para buscar atendimento pelo Serviço de Psicologia da UniFG, os agendamentos devem ser feitos pelo whatsapp, através do número (77) 98814-5783.