UniFG e Centro Judiciário de Solução de Conflitos aproximam população do Poder Judiciário

Publicado em 2 de outubro de 2019.


O CEJUSC (Centro Judiciário de Solução de Conflitos Balcão de Justiça e Cidadania) Unidade Guanambi e a UniFG, através do Observatório UniFG do Semiárido Nordestino, estão promovendo o projeto CEJUSC Itinerante. No dia 25 de setembro, um grupo de estudantes de Direito da UniFG acompanharam profissionais da área em uma visita à cidade de Urandi. No dia 4 de outubro, será a vez do município de Candiba receber a comitiva do projeto.

O objetivo do CEJUSC Itinerante é aproximar a população do Poder Judiciário ao efetivar o exercício da cidadania, divulgando a conciliação como método alternativo e eficaz de resolução de conflitos de interesses. São oferecidas orientações jurídicas e realizadas em matérias de família (divórcio, reconhecimento e dissolução de união estável, alimentos, visitas, guarda, partilha de bens, reconhecimento de paternidade) e patrimônio (direitos do consumidor, vizinhança, locação, acidente de trânsito, cobrança e DPVAT).

Na visita a Urandi, com parceria firmada pelo CEJUSC, pelo Observatório da Unifg e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais Familiares de Urandi, foram realizados serviços de orientação jurídica nas mais diversas áreas com a presença significativa da comunidade local. Foram realizados aproximadamente 50  atendimentos em menos de 4 horas de trabalho, o que justifica e comprova a necessidade de ampliação do projeto para outras cidades com a finalidade de acesso a justiça e a informação a pessoas menos favorecidas.