UniFG sedia II Conferência Estadual de Saúde da Mulher

Publicado em 6 de novembro de 2019.


Nos dias 04 e 05 de novembro, foi realizada no Campus São Sebastião da UniFG a II Conferência Estadual de Saúde da Mulher: promovendo o cuidado holístico. A conferência reuniu profissionais e estudantes da área da saúde para discutir políticas e ações voltadas para a saúde da mulher.

O coordenador do curso de Enfermagem Pablo Couto abriu o evento, que teve início com a palestra “As múltiplas repercussões do Câncer de Mama”, ministrada pela Profa. Samanta Sousa. Foram abordadas as repercussões do Câncer de Mama na vida da mulher, suas implicações para a saúde mental e demais áreas da vida feminina. “Muitas mulheres ficam com autoestima baixa, algumas se mutilam, outras são abandonadas pelos conjugues. Uma boa notícia é que a mulher pode fazer gratuitamente a cirurgia da reconstituição do seio pelo SUS, através da LEI: 12 802/2013”, afirma Sousa.

Na manhã do dia 5, a psicóloga Fernanda Vitória Silva Costa abordou em sua palestra o empoderamento feminino e as relações entre a autoestima e a saúde mental feminina. Falou também sobre a pressão cultural a que mulheres são submetidas para se encaixa nos padrões sociais, que se reflete em consumo exagerado. “Empoderamento não está ligado à estética e sim à liberdade de pensar, ir, vir, ser ou não ser quem a mulher quiser”, conclui.

A II Conferência Estadual de Saúde da Mulher: promovendo o cuidado holístico discutiu os determinantes socioculturais e fisiopatológicos que interferem na saúde das mulheres, além da saúde holística com foco na saúde mental e autoestima da mulher.