VIII Colóquio Internacional de Direito e Literatura

Publicado em 17 de setembro de 2019.


De 23 a 26 de outubro de 2019, Vitória (ES) irá sediar o VIII Colóquio Internacional de Direito e Literatura (CIDIL). Com o tema “Tecnologias e novas formas de comunicação: entre distopias e narrativas contemporâneas”, o evento irá homenagear o livro 1984, de George Orwell, que completa 70 anos. O CIDIL é aberto a pesquisadores, docentes, estudantes de graduação e de pós-graduação, profissionais, professores da rede pública e demais interessados, e abarca as áreas do direito, letras, artes, filosofia, história, sociologia, psicologia e demais campos das ciências humanas.

A partir do texto de Orwell e de outras obras distópicas, o CIDIL pretende discutir uma das questões mais importantes do Direito contemporâneo, que se refere à forma como Estado e instituições lidam com as novas tecnologias. São questões que tocam a proteção de dados do usuário, atravessando a garantia dos direitos individuais como a liberdade de expressão e o direito à intimidade, para abordar também as repercussões sociais e políticas da exposição e da comunicação em rede, que afeta a democracia e as relações interpessoais.

O CIDIL é o mais importante evento em Direito e Literatura da América Latina, e é organizado peça Rede Brasileira Direito e Literatura (RDL) em parceria com os Programas de Pós-Graduação em Direito da FDV, UniFG e UFMG, e conta com o apoio de dezenas de instituições nacionais e estrangeiras. A Profª. Drª. Henriete Karam e o Prof. Dr. André Karam Trindade, do PPGD da UniFG, fazem parte da Comissão Organizadora do evento.