VIII JEPEX vai debater Pesquisa e Extensão como Instrumentos de Transformação Social

1 / Setembro / 2020

Nos dias 23, 24 e 25 de setembro, será realizado o VIII JEPEX, que conterá exposições e debates ao redor do tema “Pesquisa e Extensão como Instrumentos de Transformação Social”. No mesmo período, serão realizados no VIII JEPEX o I Colóquio de Pesquisa e Extensão e o II Colóquio de Pesquisa em Psicologia, reforçando o compartilhamento e trocas de experiências e produções técnicas e científicas entre pesquisadores e extensionistas. As inscrições podem ser feita pelo site da UniFG.

Nesta edição do JEPEX, os debates serão realizados nos seguintes eixos: meio ambiente, sustentabilidade e transformação social; pesquisa científica e saúde mental; educação para morte: formação e desafios contemporâneos; ensino, pesquisa e extensão na perspectiva do Ministério de Educação; inclusão, diversidade e responsabilidade social no ambiente universitário. A programação será composta por mesas-redondas, minicursos, oficinas e rodas de conversas e colóquios abarcando temáticas prementes e plurais que nos farão refletir sobre a Pesquisa e Extensão como instrumentos de transformação social.

Confira a programação completa do VIII JEPEX.

Pesquisa e Extensão como Instrumentos de Transformação Social

O século XXI trouxe consigo uma série de mudanças que têm influenciado em todos os espaços sociais, inclusive no âmbito universitário. Avanços tecnológicos, surgimento de novas perspectivas de atuação no mercado de trabalho, necessidade de intervenções urgente no sentido de preservação do meio ambiente, criação de condições para melhoria dos processos interativos e inter-relacionais humanos, percepção da finitude e do sentido da vida, modificações nos hábitos cotidianos e nas prioridades, proposição de saídas para cicatrizes históricas, como o preconceito, as desigualdades sociais, a indiferença à diversidade humana.

Essas e outras demandas têm instigado estudiosos, pesquisadores, educadores na elaboração de propostas educativas ainda mais preocupadas com uma formação integral do sujeito humano. Um processo de formativo que não pode, definitivamente, se limitar ao locus da sala de aula, mas propiciar o desenvolvimento de habilidades e a construção de competências capazes de promover transformações significativas nos modos de organização da sociedade, na concepção de trabalho e na vida das pessoas.

Considerando esse contexto mutável, dinâmico e desafiador, bem como a necessidade de propiciar uma formação profissional capaz de modificar realidades e histórias de vida, não apenas de nossos estudantes, a VIII Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão (JEPEX) da UniFG propõe como tema central – Pesquisa e Extensão como Instrumentos de Transformação Social. Esse tempo de mudanças e reconfigurações solicitado de cada ator social e partícipe da comunidade acadêmica um olhar atento para saberes que vão além da sala de aula e que são revelados e apreendidos na vivência das experiências de pesquisa e extensão, quando é possível a escuta das reais demandas da sociedade e dos sujeitos que dela fazem parte.

O espaço universitário não pode, portanto, deixar de possibilitar um espaço para a construção de saberes não sabidos, mas que são decisivos a uma formação que possa, de fato, criar, intervir e modificar o status quo no qual estamos, todos (as), imersos. O JEPEX é, portanto, um convite a um exercício de reflexão e ação em torno de temáticas que possam ajudar na criação de estratégias e mecanismos de transformação social a partir de ações de pesquisa e extensão.