Violência contra a mulher durante a pandemia é tema de trabalho publicado pela professora Valquiria Nascimento

Publicado em 31 de julho de 2020.


A Profa. Valquiria de Jesus Nascimento, do curso de Psicologia da UniFG, publicou um capítulo no livro “Pandemia e Mulheres – Volume 1”, organizado pelas pesquisadoras Carla Estela Rodrigues, Ezilda Melo e Maria Júlia Polentine. O trabalho tem coautoria dos estudantes Daniel da Silva Neres e Feliphe Matheus Holanda de Assis.

O livro apresenta uma coletânea de 36 artigos com um olhar voltado para as consequências da pandemia na vida das mulheres. O volume 01 dialoga com as questões de gênero, classe e raça e serve como um mapeamento inicial que aglomera várias vozes sobre a questão da mulher no Brasil durante a pandemia. O volume 02 será lançado em breve.

Para a Profa. Nascimento foi uma grande satisfação contribuir com um projeto tão importante e atual.  “Meu tema de pesquisa acadêmica é a violência contra a mulher, e neste período de pandemia, acontecimentos voltados a está temática tiveram um crescimento significativo. Vi a obra como uma grande oportunidade de contribuir e me lembrei que dois alunos, o Daniel e o Feliphe haviam me procurando, recentemente, para que eu os orientasse num TCC com uma temática bastante próxima a esta. Assim, os convidei para escreverem comigo este capítulo. Estou muito honrada em poder participar de uma obra tão relevante e atual”.

O capítulo publicado tem como título “Tempos de pandemia: as marcas do machismo na mulher brasileira em isolamento social” e propõe discussões sobre a violência contra a mulher, sua estrutura genealógica no machismo e o aumento de casos no Brasil com o isolamento social. O trabalho busca oferecer embasamento para um olhar mais profundo sobre estes comportamentos e dos ciclos que eles desencadeiam e alertar para a necessidade do enfrentamento à violência contra a mulher.