Pesquisadores do Núcleo de Pesquisa em Saúde Coletiva da UniFG publicam artigo sobre hanseníase no Sertão Produtivo
16 / Março / 2021
Pesquisadores da UniFG publicaram um trabalho no periódico científico Brazilian Journal of Health Review. O artigo tem autoria das professoras Ana Karla Araújo Nascimento Costa e Kelle Araújo N. Alves e dos discentes Matheus de França Cota e Thiago Rodrigues da Silva.
Intitulado “Tendência da hanseníase em uma cidade do alto Sertão produtivo”, a pesquisa é resultado do projeto de pesquisa “Distribuição espacial e epidemiológica das doenças negligenciadas do semiárido baiano” conduzido há quatro anos pela profa. Ana Karla no Núcleo de Pesquisa em Saúde Coletiva.
O estudo buscou identificar a tendência da hanseníase na cidade de Bom Jesus da Lapa no período de 2009 a 2019. Tratou-se de um estudo epidemiológico descritivo, transversal e quantitativo, com base de dados na Superintendência de Vigilância em Saúde do Estado da Bahia (SUVISA). Dentro os resultados, identificou-se a necessidade de intensificação de esforços e ações para a eliminação da doença, com expansão das medidas de controle.
Leia o artigo completo:
Tendência da hanseníase em uma cidade do alto Sertão produtivo