UniFG escolhe Ânima Educação como parceira para potencializar a educação de qualidade no semiárido baiano
1 / Julho / 2020
O Centro Universitário, referência na formação profissional e de Medicina no Nordeste, passa a integrar uma das maiores organizações educacionais do País
O Centro Universitário UniFG anunciou, nesta quarta-feira (1), a parceria com a Ânima Educação, para dar seguimento ao seu projeto de educação de qualidade em Guanambie e toda a região do semiárido nordestino. Fundada em 2002, a UniFG é mantida pelo Centro de Educação Superior de Guanambi (CESG) e desenvolve o ensino, pesquisa e extensão por meio de 28 cursos de graduação, além de pós-graduação e um mestrado em Direito, o primeiro no interior do Norte e Nordeste do País.
Dono de conceito institucional máximo (nota 5) no MEC, o Centro Universitário conta com cerca de 500 colaboradores e docentes, e é responsável pela formação de 3.800 universitários, que estudam em um campus-sede na entrada de Guanambi, levando educação não apenas para este município, como também a diversos outros situados na Bahia e no Norte de Minas Gerais, recebendo também estudantes de várias partes do Brasil.
Para Georgheton Melo Nogueira, reitor da UniFG, a instituição segue fortalecida em sua missão de oferecer ensino superior de qualidade, comprometida com o desenvolvimento de Guanambi e região. “Este novo ciclo que se abre na história da UniFG contribuirá para o fortalecimento da instituição no interior da Bahia e possibilitará novos cenários no campo do ensino superior”, diz o reitor, que permanecerá na liderança da instituição, junto com sua equipe gestora, na nova fase que se descortina.
A sinergia de valores e o zelo pela qualidade acadêmica foram dois pilares fundamentais, por parte da UniFG, para a seleção da Ânima como parceira para a continuidade do legado da instituição baiana. Além disso, atributos como a valorização e respeito às pessoas, a centralidade no estudante e o cuidado com o corpo docente e os processos de aprendizagem também figuraram como essenciais nesta escolha.
Segundo o presidente e mantenedor do Centro de Educação Superior de Guanambi (CESG), Felipe Gabriel Duarte, “a compatibilidade de valores e o respeito à Educação são marcas da Ânima que ajudarão a instituição a prosseguir com seu legado de desenvolvimento de uma educação de qualidade que visa, acima de tudo, levar modernidade e impulso tecnológico para toda a região”.
UniFG tem relação direta com progresso do interior do sertão nordestino
Vale destacar que a UniFG está situada em uma localidade que se tornou um polo universitário no Nordeste do País, que reúne instituições particulares e públicas de ensino, de nível técnico e superior. A partir de sua fundação no início dos anos 2000, o Centro Universitário foi uma espécie de instrumento catalisador do processo de crescimento do interior do sertão nordestino.
Mais do que isso, motivaram o surgimento de inúmeros projetos de extensão e pesquisa que hoje se traduzem em serviços orientados à comunidade e ao mercado. São instrumentos que atuam como espaço de formação acadêmica dos estudantes e que, também, prestam atendimento ao público em geral. Conta, por exemplo, com laboratório de análises clínicas, hospital veterinário, além de serviços de assistência jurídica, assistência fiscal, assistência psicológica, apoio ao empreendedor, tratamento fisioterapêutico, atenção farmacêutica, entre outros.
“Nossa instituição nasceu de um propósito legítimo de ser um ambiente de aprendizado e desenvolvimento de nossos jovens e pessoas do semiárido baiano, sem que haja uma necessidade de migrarem para outros centros para ter acesso à educação de qualidade. É ser um centro de saber, um espaço de transição da ciência para a prática, transformando não apenas o cenário regional, mas a vida de milhares de pessoas”, completa o reitor da UniFG.
O presidente da Ânima Educação, Marcelo Battistella Bueno, destaca que é um privilégio a organização ser escolhida pela UniFG para somar esforços, saberes e dedicação para continuar transformando pela educação a realidade de milhares de pessoas não apenas da cidade de Guanambi, mas de todos os municípios da região do semiárido baiano. “Vamos, juntos, dar continuidade a este legado e potencializar as práticas que fazem da UniFG uma instituição sólida, de reconhecida qualidade acadêmica, que elevou o patamar de desenvolvimento e progresso do interior do sertão nordestino”, completa o presidente da Ânima.
Presente em sete Estados brasileiros, a Ânima atua em seu propósito de transformar o País pela Educação a partir do envolvimento de oito instituições de ensino superior, reunindo 140 mil estudantes: Universidade São Judas Tadeu (SP), Una (MG e GO), UniBH (MG), Faseh (MG), UniSociesc (SC), AGES (BA e SE) e UNICURITIBA (PR), além de atuar na Unisul (SC) em parceria de cogestão. O Ecossistema Ânima reúne também instituições que são referências em seus segmentos, como HSM, HSM University e SingularityU Brazil (na área de Gestão), Le Cordon Bleu (em Gastronomia), EBRADI (em Direito), Inspirali (na Saúde), além do Instituto Ânima.
Sobre o Centro Universitário UniFG
Localizado em Guanambi, na região centro-sul do sertão baiano, o Centro Universitário UniFG abriu as portas em 2002 e, atualmente, oferece 25 cursos de graduação e mais de 30 cursos de pós-graduação lato sensu, além de mestrado em Direito – o primeiro do interior do Norte e Nordeste.
No ano que comemorou 15 anos de fundação, a então Faculdade Guanambi recebeu uma comissão de representantes do Ministério da Educação (MEC), com o objetivo de proceder a avaliação para transformação em Centro Universitário. A avaliação considerou a FG como EXCELENTE, em termos quantitativo e qualitativo, concedendo à instituição o conceito máximo (5). Desta forma, o Centro Universitário UniFG passou a fazer parte do seleto grupo de centros universitários com conceito máximo (5) do estado da Bahia e referência dentre as instituições de ensino do país.
O Centro Universitário UniFG abrange Guanambi e mais de 50 municípios situados nas microrregiões da Serra Geral, Médio São Francisco, Oeste e Sudoeste da Bahia e o extremo norte de Minas Gerais. Atualmente recebe alunos de vários Estados da Federação.
A instituição se diferencia pela qualidade acadêmica, pela moderna infraestrutura, pela rede de serviços que presta à comunidade na qual está inserida, pela plataforma de pesquisa direcionada ao semiárido, pelo fomento à cultura regional e pelo apoio a projetos de preservação ambiental, sempre valorizando a ecologia do semiárido brasileiro.
Sobre a Ânima Educação
Com o propósito de ‘Transformar o Brasil pela Educação’, a Ânima é uma das principais organizações educacionais particulares de ensino superior do País e conta com aproximadamente 140 mil alunos em oito instituições: Universidade São Judas Tadeu (SP), Una (MG e GO), UniBH (MG), Faseh (MG), UniSociesc (SC), AGES (BA e SE) e UNICURITIBA (PR), além de atuar na Unisul (SC) em parceria de cogestão. Também fazem parte do Ecossistema Ânima a Escola Brasileira de Direito (EBRADI), a HSM, a HSM University, a SingularityUBrazil, a Inspirali, e a escola internacional de gastronomia Le Cordon Bleu, em São Paulo, além do Instituto Ânima.
A Ânima foi eleita nos últimos cinco anos uma das 100 Melhores Empresas para Trabalhar. Além disso, desde 2017 figura como uma das 150 Empresas mais Inovadoras do País, de acordo com o Anuário de Inovação do Valor Econômico, e conquistou em 2019 o prêmio Mulheres na Liderança, na categoria Educação, iniciativa da ONG Women in Leadership in Latin America (WILL). Ainda em 2019, a companhia foi destaque no Anuário Época NEGÓCIOS 360°, como uma das melhores empresas, na área da Educação, do Brasil.
Sobre a Inspirali
Criada pela Ânima Educação, a Inspirali é uma organização voltada aos cursos de Medicina do país, tendo como objetivo fortalecer a formação médica, atendendo as demandas de transformação técnica e social da sociedade brasileira. Desta forma, a Inspirali contribui em todas as etapas do desenvolvimento dos profissionais de Saúde: a admissão na escola médica; a progressão nos múltiplos ciclos da graduação; o encaminhamento, preparo e desenvolvimento da escolha para a residência médica; e, também, o contínuo desenvolvimento ao longo da vida (‘Lifelong Learning’).