Professor Denisar Palmito publica artigo em periódico internacional

Publicado em 21 de junho de 2021.


O professor Denisar Palmito, dos cursos de Farmácia e Medicina da UniFG, publicou um artigo no periódico científico internacional Experimental Gerontology. A pesquisa que deu origem ao trabalho publicado foi desenvolvida em parceria com o Laboratório de Histopatologia da Universidade Federal da Bahia, sob Gestão do Prof. Robson Amaro Augusto da Silva.

Intitulado “Regular physical activity reduces the proinflammatory response in older women with diabetes and hypertension in the postmenopausal phase”, o artigo foi publicado na edição de junho do periódico. O trabalho teve como objetivo avaliar a influência da atividade física na composição corporal, parâmetros antropométricos, perfil lipídico e marcadores inflamatórios de idosas diabéticas e hipertensas na pós-menopausa.

Para a pesquisa, foram avaliadas 163 mulheres com idade entre 60 e 80 anos, com diagnóstico de DM2 e HAS, atendidas nas Unidades de Saúde da Família de Vitória da Conquista, Bahia, Brasil. A prática de atividade física foi mensurada pelo Questionário Internacional de Atividade Física, sendo os participantes classificados como ativos ou sedentários. Mulheres idosas ativas apresentaram melhor composição corporal, perfil lipídico e equilíbrio inflamatório. Isso foi relacionado a um melhor perfil de correlação entre esses fatores em idosas ativas, características que não foram percebidas em idosas sedentárias.

O artigo completo está disponível, em inglês, na página do periódico:

Regular physical activity reduces the proinflammatory response in older women with diabetes and hypertension in the postmenopausal phase


Este site utiliza alguns cookies para controle de sessão, verificar seu uso em nosso site e para marketing. Consulte maiores informações no aviso externo de privacidade – Clique aqui.