Profa. Miriã Lima

Publicado em 9 de julho de 2020.


A Profa. Miriã Lima, do curso de Psicologia da UniFG, publicou três trabalhos nos Anais da II Mostra de Práticas em Psicologia e Políticas Públicas na Bahia, que ocorreu entre 17 e 19 de outubro de 2018, na UESB, em Vitória da Conquista. Foram dois resumos e um trabalho completo que abordam a prática da psicologia como forma de promover a inclusão de pessoas com deficiência intelectual e no apoio a seus familiares.

O trabalho intitulado “Abraçando as famílias da APAE” foi escrito com as discentes Jucélia Pereira de Sousa e Mariza de Cássia Couto Pinto. Nele, as pesquisadoras relatam a experiência de Estágio Básico III de Psicologia, realizado com um grupo de pais e responsáveis que acompanhavam os alunos durante sua permanência na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE de Guanambi. A partir do contato com os familiares, percebeu-se a necessidade de haver um trabalho com profissionais capacitados para o acolhimento desses cuidadores, como um trabalho de psicoeducação e orientações sobre a deficiência do seu filho.

O trabalho “Atuação da psicologia no processo de inclusão de pessoas com deficiência intelectual”, em coautoria com as discentes Edilene Magalhães Nunes e Gabriela Santos Souza Martins, foi publicado nos formatos de resumo e artigo completo. Observando a ausência de políticas públicas direcionadas a inclusão de pessoas com deficiência intelectual em um município do interior da Bahia, o trabalho buscou inserir os alunos da APAE na busca da reinvindicação de direitos junto à comunidade e adesão da comunidade nas políticas de inclusão.

O projeto teve duração de 14 semanas, em que foram realizadas ações que trouxessem visibilidade para a instituição e seus alunos. Desta forma, os alunos, que permaneciam em uma posição de invisibilidade, puderam se tornar protagonistas na luta pela garantia de seus direitos através do envolvimento nas atividades.


Este site utiliza alguns cookies para controle de sessão, verificar seu uso em nosso site e para marketing. Consulte maiores informações no aviso externo de privacidade – Clique aqui.