Nosso Currículo Nosso Currículo
 

Nosso Currículo

Conheça nosso novo modelo de currículo

Como funciona

A UniFG – Centro Universitário – nasceu como resposta a uma demanda que se estendeu historicamente no município de Guanambi e ultrapassou os seus limites. Uma demanda que marcou as agendas sociais e políticas de parte significativa da população dos municípios situados na região do semiárido baiano, movimentando articulações nos campos mais diversos das forças políticas locais, e redesenhando o cenário do ensino superior no interior da região Nordeste do Brasil.

Inicialmente credenciada como Faculdade Guanambi, mantida pelo Centro de Educação Superior de Guanambi (CESG) – a instituição já nasceu, em 2002, com a vocação de servir não apenas ao município de quem leva o nome, mas a outros tantos situados em toda a Bahia e Norte de Minas Gerais, representando uma das mais importantes convergências já experimentadas na história local, sendo profundamente identificada com o crescimento e a prosperidade da região, como instrumento acessível e necessário aos estudantes, ao mercado, às organizações da sociedade civil, aos atores políticos e demais instituições públicas e privadas.

Marco determinante nesta trajetória de crescimento foi a migração da instituição para Centro Universitário, que ocorreu em 2017, após cumpridas todas as etapas exigidas pelo Ministério da Educação (Mec), que incluíram a visita de uma comissão especial de avaliadores, apreciação do parecer dos avaliadores no Conselho Nacional de Educação (CNE) e assinatura da Portaria 1.580, de 22/12/2017, pelo Ministro da Educação, finalizando um processo em que, a agora UniFG, obteve nota máxima em todas as dimensões em que foi avaliada.

Estendendo o olhar ao horizonte, compreendendo a UniFG num contexto de cidade do interior baiano, sertão nordestino, outra inflexão importante se impõe. Diz respeito à posição que a região Nordeste, em especial o território delimitado como semiárido, passa a assumir na agenda do Brasil. Nunca é demais lembrar o caráter assimétrico do desenvolvimento brasileiro, que ajudou a produzir fortes distorções regionais, colocando as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste muito aquém do Centro-Sul brasileiro, quando verificados indicadores sociais, econômicos e políticos.

Nesse contexto, a UniFG – Centro Universitário – se propõe a ser uma instituição promotora do desenvolvimento regional, estando em consonância com o projeto regional e nacional de desenvolvimento social, econômico e político. Os cursos de graduação e pós-graduação (latu sensu e stricto sensu) têm suas respectivas ênfases de formação voltadas às necessidades regionais e locais, projetando o perfil do egresso como alvo da formação de atores sociais, econômicos e políticos que respondam às necessidades da região.

A UniFG tem como clara missão formar cidadãos e profissionais comprometidos com a democracia e com a cidadania, capazes de transformar a sociedade, desenvolvendo o conhecimento e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população. A instituição atende não somente ao município de Guanambi, mas abrange dezenas de municípios situados nas microrregiões da Serra Geral, Médio São Francisco, Oeste e Sudoeste da Bahia e o extremo Norte de Minas Gerais.

Nosso Currículo
  • UCs x Disciplinas

    A diferença entre as Unidades Curriculares (UCs) e Disciplinas é que os conteúdos não serão ministrados de maneira isolada, organizados em matérias específicas.

    As UCs focam na competência do aluno por meio do desenvolvimento de habilidades distintas ao integrar diversas áreas do conhecimento, assim como demanda o mercado de trabalho. Ao invés de separar em disciplinas, o conhecimento é abordado por dois professores ou mais, dentro da mesma sala de aula, que propõem temas convergentes e de maneira integrada. As UCs aliam experiências reais ou simuladas, desenvolvimento de projetos e pesquisa, interação com professores e alunos de outros cursos de graduação na resolução dos problemas de forma crítica. Ou seja, as UCs possibilitam uma formação multidisciplinar e crítica aliando prática fora da sala de aula, e dentro das empresas, e conhecimento teórico aos interesses profissionais do aluno.

  • Carga Horária

    Neste formato não há redução de carga horária. Pelo contrário, em regra, teremos até mais carga horária disponibilizada ao estudante, sem que ele ou ela tenha que pagar nada a mais por isso.

    Importante esclarecer que, considerando as novas diretrizes do MEC, está sendo realizada uma realocação da carga horária para atender a obrigação de oferecer atividades acadêmicas ligadas à extensão e à prática profissional (no mínimo 10% da carga horária de cada curso). Todas essas atividades são coordenadas por professores(as).

  • Core Curriculum

    O Core Curriculum é um componente curricular voltado à formação geral dos alunos de todos os cursos de graduação. Representa um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes selecionado para ampliar o repertório analítico e cultural do estudante.

    A cada semestre acadêmico serão divulgadas as Unidades Curriculares relativas ao Core Curriculum, dentre as quais o estudante poderá escolher aquelas que, no seu entendimento, mais benefícios trazem para sua formação e carreira.

  • Projeto de Extensão

    Essa é uma diretriz do Ministério da Educação (Resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018) que estabelece atividades acadêmicas de extensão dentro da matriz curricular de graduação.

    Extensão, como a forma de vivenciar o processo ensino-aprendizagem para além dos limites da sala de aula, com a possibilidade de articular a universidade à sociedade, em uma enriquecedora troca de conhecimentos e experiências.

    Clique aqui para saber mais sobre os projetos de extensão.

  • Vida e Carreira

    O aluno passa a ser protagonista da sua formação, adequando o conhecimento adquirido na universidade ao seu propósito profissional.

    O estudante passa a contar com um professor mentor que irá auxiliá-lo no desenvolvimento de competências profissionais e socioemocionais, tão valorizadas no mercado de trabalho; construção de currículo e portfólio; planejar a carreira. O universitário também estará em contato com profissionais de mercado.

  • Internacionalização

    O aluno tem a oportunidade de se conectar com estudantes de instituições parceiras, num projeto de intercambio cultural, com duração de um semestre letivo. Além disso, o universitário pode participar de cursos com módulos internacionais, idiomas, visitas técnicas, e nanodegrees internacionais, que vão ajudar a dar um upgrade no currículo e personalizar ainda mais sua formação, para que se destaque no mercado de trabalho.

Diferenciais: teoria em
sala e prática fora dela

  • Nosso Currículo

    Ambientes que simulam a área de atuação e o mercado de trabalho.

  • Nosso Currículo

    Personalização do currículo de acordo com o projeto de vida e carreira do aluno.

  • Nosso Currículo

    Ações que impactam as comunidades com desenvolvimento de projetos de extensão.

  • Nosso Currículo

    Ampliação do networking, interagindo com estudantes de outras UCs por meio de projetos multidisciplinares.

 
IlustraçãoIlustração
 

Um ecossistema para uma formação multiprofissional

Conectamos todas as pessoas que pensam sobre educação para favorecer o aprendizado, a troca e o crescimento.

No nosso ecossistema, o aluno está no centro das atividades. Toda a comunidade, infraestrutura e metodologia da rede de ensino Ânima está aqui para fortalecer a sua formação.

Saiba mais

Quer mais
informações?

É muito fácil! Faça seu cadastro e nós entraremos em contato com você!

Ilustração








    PresencialEAD


    Nós usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre as informações solicitadas neste formulário e sobre outras informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento, utilizando o opt-out existente nas mensagens encaminhadas por nós. Para maiores informações, acesse nossos avisos de privacidade.