Profa. Ana Karla Araújo publica artigo na Revista da Escola de Enfermagem da USP

9 / Dezembro / 2020

A Profa. Ana Karla Araújo Nascimento Costa publicou um artigo na Revista da Escola de Enfermagem da USP. O trabalho é resultado de pesquisa de Iniciação Científica na UniFG, voltado para o estudo de saúde coletiva com foco em doenças negligenciadas, especificamente a hanseníase. Esta temática é estudada pela Profa. Araújo desde o mestrado.

O artigo, de título “Perfil epidemiológico e tendência da hanseníase em menores de 15 anos”, traça o perfil epidemiológico e tendência dos casos novos de hanseníase em menores de 15 anos no estado da Bahia no recorte temporal de 2007 a 2017.

Concluiu-se, com o trabalho, que a hanseníase na Bahia, no recorte temporal estudado, apresentou-se com taxa de detecção decrescente, e com proporção de contatos examinados crescente, mostrando, desta forma, melhoramento por parte do serviço de vigilância. Ao mesmo tempo, houve diminuição na proporção de cura, indicando a necessidade de aprimoramento do acompanhamento dos pacientes pelo sistema de saúde.

Leia o artigo completo:

Perfil epidemiológico e tendência da hanseníase em menores de 15 anos