Comissão de Ética no Uso de Animais – CEUA Comissão de Ética no Uso de Animais – CEUA
 

Como funciona

A Comissão de Ética no Uso de Animais do Centro Universitário FG -UniFG (CEUA-UniFG) iniciou suas atividades em 2013, sendo regulamentada institucionalmente pela Portaria 12/2013. A CEUA-UniFG tem por finalidade assessorar, fornecer consultoria, analisar e emitir pareceres e certificados quanto aos aspectos éticos de todos os procedimentos científicos e didáticos que envolvam animais.

A Comissão constitui-se de sete membros representantes de diferentes áreas do conhecimento que usam potencialmente animais em pesquisa e ensino como Psicologia, Nutrição, Farmácia e Medicina Veterinária, tendo sido credenciada pelo Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA), conforme o Parecer 190/2014.

Portaria 19/2016

Portaria 12/2013

Portaria 12/2016

Missão


  • A Comissão de Ética no Uso de Animais da Faculdade Guanambi (CEUA-FG) tem por finalidade cumprir e fazer cumprir, na referida instituição, quanto e nos limites de suas atribuições, o que concerne à legislação vigente destinada à criação e/ou utilização de animais para o ensino e a pesquisa. Assim, as ações do CUEA-FG caracterizam-se como educativas, consultivas, de assessoria e fiscalização nas questões que envolvem animais em quais forem as modalidades de pesquisa e ensino.

    A CEUA-FG tem, portanto, por princípio, promover o refinamento e uso racional e do recurso animal, buscando sempre o apoio a substituição de modelos, dentro dos limites substitutivos que a ciência e a tecnologia vem alcançando, e a redução no uso de animais. Deste modo, esse comportamento ético busca promover a constante melhora na eficiência do uso de animais seja na pesquisa como no ensino.

  • Presidente da Comissão: Hozana Dantas

    Membro Titular: Prof. Bruno Donato Vieira

    Representante do curso de Psicologia: Prof. Me. André Wilson Nazareth Veloso

    Representante do curso de Nutrição: Profa. Ana Paula Malheiros Knoop

    Representante do curso de Farmácia: Profa. Dra. Blície Jennifer Balisa Rocha

    Membro Ad hoc Titular: Rafael Barros