background

NUPEX

Núcleo de Pesquisa e Extensão


Em nosso Ecossistema de Aprendizagem, as ações de Extensão assumem lugar de destaque no currículo e na jornada do estudante, em linha com as recomendações do Ministério da Educação e das Políticas Nacionais de Ensino.

Elas garantem o princípio da indissociabilidade ‘Ensino-Pesquisa-Extensão’, contribuindo para uma educação focada no protagonismo do estudante e promovendo a efetiva transformação da sociedade e do país.

Em linhas gerais, a Extensão é essencial para que os estudantes coloquem em prática os aprendizados obtidos ao longo do curso universitário. É uma maneira valiosa de inserir os futuros profissionais em um cenário de completo desenvolvimento de suas habilidades, competências e conhecimentos, com a criação de impacto direto e imediato nas comunidades e, de quebra, contribuindo para a melhoria de nossa sociedade.

 “A Extensão Universitária, sob o princípio constitucional da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, é um processo interdisciplinar, educativo, cultural, científico e político que promove a interação transformadora entre Universidade e outros setores da sociedade. ”

 

Política Nacional de Extensão Universitária (2012)

Conforme a Resolução do MEC nº 7, de 18 de dezembro de 2018, as atividades de extensão devem compor, no mínimo, 10% do total da carga horária curricular estudantil dos cursos de graduação, fazendo parte da matriz curricular dos cursos.

 

CONHEÇA AQUI AS POLÍTICAS DE EXTENSÃO 2021

II MOSTRA DE PESQUISA & EXTENSÃO DO ECOSSISTEMA ÂNIMA

CONHEÇA AQUI AS OPORTUNIDADES EM CURSOS DE EXTENSÃO – 2021/1

 

PROGRAMA DE APOIO A PROJETOS DE PESQUISA, EXTENSÃO E ATIVIDADES INSTITUCIONAIS COMPLEMENTARES DE ENSINO

O Programa de Apoio a Projetos do Centro Universitário UniFG tem por objetivo apoiar atividades de ENSINO – PESQUISA – EXTENSÃO e inovações tecnológicas, através do apoio financeiro e de infraestrutura, incentivando o desenvolvimento da pesquisa, criando condições para o fortalecimento de grupos emergentes de pesquisa, estimular e ampliar a participação de docentes e discentes como novos e contínuos pesquisadores.

Os resultados dos Projetos de Pesquisa e Extensão da UniFG são apresentados e estendidos à sociedade objetivando contribuir com o desenvolvimento social e tecnológico regional, e publicados em revistas e periódicos científicos.

PROGRAMA DE MONITORIA

A monitoria é um procedimento acadêmico na UniFG, que possibilita a experiência da vida acadêmica promovendo a integração de alunos de períodos mais avançados com os demais, a participação em diversas funções da organização e desenvolvimento das disciplinas do curso, além de treinamento em atividades didáticas.

A Monitoria é oferecida a disciplinas com aulas teóricas e práticas. Pode candidatar-se como monitor estudantes de graduação da UniFG, escolhido, via condições estabelecidas em edital específico publicado semestralmente pelo NUPEX. Os monitores são selecionados pelos professores responsáveis pelas disciplinas e Coordenação do NUPEX, através de avaliação específica, levando-se em conta a maturidade intelectual e o rendimento acadêmico, disponibilidade horária e conduta perante os colegas, corpo docente e Instituição, para exercer atividades práticas e técnico-didáticas junto à determinada disciplina.

PROGRAMA DE OFICINAS DE APERFEIÇOAMENTO

O programa de Oficinas de Aperfeiçoamento é um procedimento acadêmico oferecido pela UniFG, que tem como principal objetivo suprir a carência de conhecimentos dos seus discentes em determinadas áreas de conhecimento, integração e a generalização de conhecimentos e saberes pertinentes aos cursos de graduação e melhorar o aproveitamento do aluno no transcorrer da sua vida acadêmica.

O público-alvo do Programa são alunos que ingressaram nos cursos oferecidos pela instituição. São oferecidas, gratuitamente, no início de cada semestre letivo, aulas das disciplinas de Química Geral, Física, Matemática, Português, Informática e Redação, tendo, o programa, carga horária total de 40 horas a serem cumpridas conforme normas estabelecidas pelo NUPEX. O cronograma de aulas é feito de acordo com as necessidades específicas de cada curso, sinalizadas pelas coordenações dos cursos. As aulas ocorrem no período de duas semanas em que antecede o início do semestre letivo.

PROGRAMA DE CONCESSÃO DE BOLSA AUXÍLIO PARA CAPACITAÇÃO DOCENTE

A UniFG tem a ciência de que a busca pela qualidade no ensino superior começa pela preparação do seu corpo docente. O Programa de Capacitação de Docentes da UniFG tem como principal objetivo contribuir efetivamente na formação do corpo docente, através do estímulo à capacitação docente. Este incentivo é feito por meio da concessão de bolsa-auxílio, nos termos das disposições da RESOLUÇÃO FG nº 01, de 09 de abril de 2013, e liberação de carga horária para os docentes que estiverem regularmente matriculados em Programas de Pós-graduação stricto sensu recomendados pela CAPES, selecionados via edital específico.

A UniFG também oferece incentivos financeiros e de infraestrutura, diretos e indiretos, apoiando seus docentes na condução de projetos de pesquisa dos programas de Pós-graduação por intermédio dos seus laboratórios de ensino.

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA – PIBIC/UNIFG

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da UniFG (PIBIC-UniFG) visa apoiar a política de Iniciação Científica, por meio da concessão de bolsas, e voluntária, a estudantes de graduação integrados na pesquisa científica institucional. A cota de bolsas é disponibilizada pela Mantenedora da UniFG, anualmente, objetivando apoiar projetos dos pesquisadores e orientadores interessados em participar do Programa. Os estudantes tornam-se bolsistas a partir da indicação dos orientadores e via condições estabelecidas em edital.

São objetivos específicos do Programa, despertar vocação científica e incentivar novos talentos entre estudantes de graduação, contribuir para a formação científica em qualquer atividade profissional, contribuir para a formação de recursos humanos para a pesquisa, estimular pesquisadores produtivos a envolverem alunos de graduação nas atividades científica, tecnológica e artístico-cultural, proporcionar ao bolsista, orientado por pesquisador qualificado, a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, bem como estimular o desenvolvimento do pensar cientificamente e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa e ampliar o acesso e a integração do estudante à cultura científica.

HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO

Segunda a sexta-feira – 8h às 12h e 14h às 21h

CONTATO

[email protected]

 


Este site utiliza alguns cookies para controle de sessão, verificar seu uso em nosso site e para marketing. Consulte maiores informações no aviso externo de privacidade – Clique aqui.